Pesquisadores nos Estados Unidos descobriram forma de tornar o vidro mais resistente e maleável

São Paulo – Uma descoberta feita por pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, pode trazer uma boa notícia para quem almeja um dia não se preocupar mais com telas trincadas ou quebradas em seus celulares. Os cientistas encontraram uma maneira de transformar vidro em uma espécie de aço.

A técnica encontrada pela equipe liderada por Yunfeng Shi, professor da universidade, consiste em aumentar a resistência do material. De acordo com o artigo publicado na revista Nano Lett, é possível fazer isso utilizando técnicas de compressão de nanopartículas.

Em simulações moleculares realizadas em laboratório, os cientistas conseguiram criar um vidro de sílica que contem maleabilidade. Ou seja, pode sofrer pressão externa para ser esticado sem rachar, algo diferente dos componentes utilizados nos displays dos smartphones atuais.

De acordo com Shi, um dos prováveis usos do material seria para substituir o próprio aço. Mais maleável, o vídeo de sílica poderia ajudar engenheiros civis a projetarem edifícios e outras construções mais resistentes a desastres naturais como terremotos, por exemplo.

É claro que, por enquanto, tudo ainda não passa de um sonho distante. O material ainda está há anos de ser utilizado comercialmente. E, quando isso acontecer, ainda vai levar mais algum tempo até que a indústria de smartphones resolva apostar na tecnologia. Enquanto isso não acontece, contudo, é melhor se contentar com a chegada dos smartphones dobráveis.